Blog Joceilton Gomes: Notícia sobre aumento da passagem de ônibus em São Luís é verdadeira
quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A notícia sobre o aumento de passagem do ônibus em São Luís, que chegou a circular nas redes sociais nos últimos dias como manchete do jornal O Estado, é totalmente verdadeira. Com o título “Passagem de ônibus em São Luís vai subir para R$ 3,10 a partir deste domingo”, a publicação foi feita, originalmente, pelo ATUAL7, no dia 24 de fevereiro deste ano.



Em matéria de capa, O Estado chama a atenção da população para o aumento da passagem dos ônibus de São Luís
O Estado Maranhão Tarifas mais caras Em matéria de capa, O Estado chama a atenção da população para o aumento da passagem dos ônibus de São Luís


Na época, após a publicação, outros dois blogs locais, de Gilberto Léda e John Cutrim, chegaram a repercutir e a confirmar a notícia, inclusive com fatos novos. Contudo, diante da pressão de estudantes que ameaçaram ir às ruas, a prefeitura acabou protelando o aumento para o outro mês.


O próprio matutino, inclusive, apesar de ter se afobado em dizer que a notícia era falsa e até, estranhamente, entrar em contato com a prefeitura para pedir desculpas, chegou a noticiar o aumento da passagem de ônibus nessa data, dia 24 de março deste ano, em reportagem com direito a chamada de capa “Passagem 11,8% mais cara. Prepare o bolso”.


‘Medalhista’


A viralização da notícia de que a passagem iria aumentar novamente no domingo passado tem razão de ser.


Conforme publicado pelo ATUAL7 há cerca de duas semanas, se o aumento descontrolado da passagem dos ônibus fosse uma das modalidades das Olimpíadas, o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), seria medalhista ouro. Neste caso, a população, já acostumada com a falta de pulso de Edivaldo, acabou acreditando que ia ser assaltada pelo prefeito novamente.


Eleito em 2012 sob a promessa de mudança, o pedetista não manteve as rédeas da própria administração e, em meio a dificuldades para acalmar os empresários do setor, não segurou o valor da passagem e repassou pelo menos um aumento por ano aos usuários. O primeiro foi em fevereiro de 2013, outro em junho de 2014, mais um em março de 2015 e novamente em março de 2016.


Ao todo, foram quatro aumentos da tarifa, sendo apenas um a não ter sido efetivado em razão da ida de milhares de estudantes às ruas, no início da administração de Edivaldo, e à ação rápida da promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, que interviu na Justiça contra o aumento ilegal. Não havendo a ação dos estudantes e da promotora, Edivaldo teria aumentado a passagem de R$ 1,98 para 2,75.


Diante do histórico descontrolado no reajuste da passagem pelo prefeito, um novo aumento a partir do ano que vem, o quinto em cinco anos se Edivaldo for reeleito em outubro próximo, não está descartado.

0 comentários:

Postar um comentário

União FM

Facebook

Horóscopo

Cotação do Dolar

Boletim de Noticias

Brasileirão (A)

Carregando...
Brasileirão

Publicidade

Publicidade

Postagens mais visitadas