Presidente da Colônia de Pescadores Z53 de Raposa é acusada de cobrar taxa ilegal dos pescadores, ao ser questionado joga culpa no INSS, no entanto, Instituto Nacional do Seguro Social emite nota desmentindo Andrea Coutinho.

O Titular do blog recebeu uma denuncia de suposta taxa de ilegal, sobre uma denúncia de cobrança indevida na Colônia de Pescadores do município de Raposa.

O Titular do Blog ouviu pescadores que reclamam do pagamento indevido de uma taxa. Segundo a reportagem, durante uma reunião liderada pela entidade pesqueira no ano de 2016, no restaurante Natureza, 

Ora, como é que está na relação das exigências, o pescador tem que pagar, mas se não quiser não paga?!
Por que a Raposa é única a pagar taxa do INSS?” e completa – “Isso é verba federal [seguro defeso], benefício federal o Ministério Público Federal tem que analisar essa denúncia na Colônia de Pescadores de Raposa”, finaliza.

Em nota, o INSS se posicionou a respeito e desmentiu a presidente da Colônia de Pescadores, acompanhe abaixo:

“O atendimento da Previdência Social é totalmente gratuito, não sendo necessária a atuação de nenhum tipo de intermediário para o requerimento de benefícios. O próprio segurado pode realizar o agendamento pela central de atendimento 135 ou pelo site da Previdência. Pescadores artesanais filiados a entidades representativas que firmaram acordo de cooperação técnica com o INSS não precisam se deslocar até uma Agência da Previdência para requerer o Seguro Defeso. O beneficio poderá ser solicitado na própria entidade representativa da categoria também, sem que haja necessidade de pagamento”. Esclarece o INSS.