Blog Joceilton Gomes: Direto da Câmara Municipal de São Luis
terça-feira, 30 de maio de 2017
Educação será tema de audiência nesta quarta-feira na Câmara

O secretário professor Moacir Feitosa, titular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), estará nesta quarta-feira (31), na Câmara Municipal de São Luís (CMSL), para participar da audiência pública para discutir a situação da rede de ensino municipal. O encontro deveria ter ocorrido no dia 9 deste mês, mas o secretário resolveu cancelar sua ida ao parlamento alegando problemas de saúde de um familiar seu.
Proposta pelo vereador Antônio Marcos Silva, o Marquinhos (DEM), presidente da Comissão de Educação da Casa, a audiência pública tem o objetivo principal de discutir a falta de merenda e de estruturas físicas, fechamento de escolas municipais e questões relacionadas ao cumprimento da carga horária de 200 dias letivos.
"Desde o início desta legislatura eu tenho pedido a realização da audiência pública sobre a educação no nosso município, pois inúmeros são os problemas, escola fechando; estado precário de algumas unidades de ensino; insatisfação dos alunos; não cumprimento da carga horária de 200 dias letivos, enfim, são vários os problemas existentes que afetam diretamente a rede de ensino municipal. Então esse será o momento da população fazer as reivindicações diretamente para o secretário e as outras pessoas responsáveis pela educação no município", disse o vereador.
Além de Moacir, também foram convidados para participar do debate o Ministério Público, pais de alunos, professores, sindicatos de classe, conselheiros tutelares, sociedade civil, entre outros.
Texto: Isaias Rocha




Vereador Afonso Manoel parabeniza o Jornal Pequeno pelos 65 anos

O Jornal Pequeno completou 65 anos nessa segunda-feira (29) e o vereador Afonso Manoel (PRP) fez questão de fazer menção à data histórica na tribuna do plenário Simão Estácio da Silveira.
“O Jornal Pequeno faz 65 anos. Fundado em São Luís por José Ribamar Bogéa, no dia 29 de maio de 1951. O Jornal Pequeno é conhecido pelas suas lutas em defesa da justiça social, dos ideais políticos e do direito do cidadão”, declarou Afonso Manoel.
O parlamentar ainda lembrou o relacionamento existente entre o Jornal Pequeno e o Grupo Lusitana. “Me lembro quando era Superintendente do Grupo Lusitana, sempre existiu uma parceria sadia”, declarou.
Durante seu discurso, Afonso Manoel ainda fez questão de lembrar um pouco da luta e esforço de José Ribamar Bogéa. “Durante a minha juventude, a gente passava naqueles abrigos da Praça João Lisboa e o velho Bogéa fazia pessoalmente a entrega dos jornais. Queria mandar um grande abraço para dona Hilda Bogéa e para meu colega de marista, Lourival Bogéa, que continuaram essa bela trajetória”, reiterou.
Texto: Diego Emir




Vereador estevão aragão solicita cpi da coliseu

O vereador Estevão Aragão (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão de segunda-feira, (29), para tratar de um polêmico projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, determinando o início do processo de liquidação e posterior extinção da Companhia de Limpeza e Serviços Públicos Urbanos – Coliseu.
Segundo o vereador, é bastante temerário aprovar uma lei dessas quando pairam tantas dúvidas com relação ao que vem sendo feito na Coliseu. “Estamos falando de algo que vem se arrastando há muitos anos, um processo eivado de denúncias, arbitrariedades, irregularidades e malfeitos. É uma questão que deve ser debatida com profundidade.” – afirmou.
O parlamentar ainda faz mais alguns questionamentos, a exemplo das documentações que chegaram à Câmara: “Na verdade me suscitou muitas dúvidas. Ainda mais se tratando de uma empresa como a Coliseu, cercada de tanta obscuridade. Como iremos apreciar e aprovar um projeto sem o devido cuidado? “ - questionou.
“Temos aqui uma grande responsabilidade, pois se aprovarmos essa matéria sem que seja analisado cada detalhe, estaremos dando um cheque em branco para que a Prefeitura execute todas essas ações sem qualquer fiscalização. Proponho que se crie uma CPI para checar esses inúmeros desencontros de informações.” – enfatizou o vereador.
Texto Rachid Sauaia




Ricardo Diniz apresenta propostas para melhorar a mobilidade urbana

Em encontro com o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Público-MOB, Artur Cabral, o vereador Ricardo Diniz (PCdoB) conversou sobre soluções para facilitar o trânsito e melhorias para o transporte público de São Luís.
Entre as propostas estão a criação do Terminal de Integração da área Itaqui-Bacanga e a utilização de vans e micro-ônibus como transporte complementar para atender às comunidades com poucas linhas de ônibus ou que possuem um acesso difícil para coletivos.
Ricardo Diniz informou que vai dar entrada em um projeto na Câmara Municipal para criar o sistema de transporte complementar e pôr fim a informalidade, que provoca a precarização do sistema de transporte na cidade.
O presidente da MOB anunciou um grande projeto de reestruturação nas avenidas dos Holandeses e Litorânea com o objetivo de dar mais fluidez ao trânsito.

"Estarei sempre apoiando inciativas para tornar o transporte na nossa cidade moderno e eficaz" destacou o vereador.

Texto Da Assessoria do Vereador


0 comentários:

Postar um comentário

União FM

Facebook

Horóscopo

Cotação do Dolar

Boletim de Noticias

Brasileirão (A)

Carregando...
Brasileirão

Publicidade

Publicidade

Postagens mais visitadas