Sem almoço, sem merendas, apenas um chibé e farinha em colégio no município de Amapá do maranhão

sábado, agosto 24, 2019 0 Comentários


População de Amapá do maranhão já não aguenta mais de tantas reclamações, Todos os dias são os mesmo relatos de falta de merenda escolar no município de Amapá do Maranhão.

Um leite fraco com biscoito, uma sopa rala, ou apenas um chibé e farinha. Segundo a reclamação de algumas mães, essa tem sido a merenda escolar servida este ano aos alunos da rede pública municipal de Amapá do Maranhão.

“Desde o ano passado, já percebíamos a falta de frutas, legumes, verduras e carnes, no cardápio dos alunos. Aos poucos, o que tinha foi acabando e não houve reposição. Muitas prateleiras das despensas estão vazias. O município ainda não adquiriu nenhum recurso para a compra da merenda.

Isso é um absurdo. Essa é a primeira vez que eu vejo Amapá do Maranhão passar por essa situação, a veracidade das reclamações que chegaram até a população, pelos pais dos alunos.

O município tem cerca de dez mil estudantes distribuídos em várias escolas. Muitas das unidades têm se revezado com o pouco alimento que restou do ano passado para dar conta da demanda. "Mas uma vez tivemos que liberar os alunos mais cedo por que faltou merenda”, diz a diretora, de uma das Unidade de Ensino. “Nós estamos utilizando a merenda do ano passado, dentro do prazo de validade.

Do outro lado uma agricultora se expressou”. O filho de seis anos estuda na mesma escola, e tem reclamado da comida servida nos últimos dias. “Ele chegou ontem em casa com fome. Isso porque a merenda tinha sido apenas arroz, e ele não comeu”, reclama a mãe.

Como as famílias têm renda baixa, muitos desses alunos saem sem almoçar. Segundo uma Professora, boa parte das crianças nem tem o que comer em casa, e vão à escola contando com a merenda.

"Ficam dispersos, não prestam atenção. Eles falam: 'tia, tô com fome.' [...] A escola faz o que pode, chama a família, o Conselho Tutelar, não é omissão da escola", diz a professora.
Uma Professora nos citou que na escola não a merenda desde o começo do ano letivo, e alunos estão comendo chibé com farinha molhada como merenda escolar.

A Prefeitura já recebeu do programa nacional de alimentação escolar, quase 1 milhão de reais e nada e feito, cadê o dinheiro do programa que deveria ir para as escola e não está indo.
Tentamos entra em contato com a Secretaria de Educação e com a Prefeitura mais não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria.




Joceilton Gomes

Radialista DRT 002235 ’Locutor,Apresetador,Animador, Programador’Designer Grafico, WebDesigner’.

0 komentar: