Novo Bloco


quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

A secretária de Pesca de Raposa, Lavina Lisboa, se reuniu na última terça-feira, 25, no Centro de Instrução do MAR, no Porto do Braga, com representantes da Secretaria Adjunta de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAGRIMA). 
A primeira pauta da reunião teve como objetivo reorganizar o Grupo de Marisqueiras do Porto do Braga, que agora está sob a direção da marisqueira Maria Domingas Araújo que, na ocasião, recebeu da SAGRIMA a embarcação com motor de rabeta, que foi anunciado ilegalmente na OLX em 2021. 

 A segunda pauta foi apresentada pelo grupo de marisqueiras: a proposta de criação de uma Associação ou Cooperativa de Marisqueiras do município de Raposa - MA. 

Mediante as demandas pautadas, as marisqueiras solicitaram uma política pública da criação do Kit Mariscagem. Estavam presentes na reunião os representantes da SAGRIMA: Ricardo Gonçalves, secretário adjunto de Estado de Pesca e Aquicultura; Regiane Almeida, Superintendente da Pesca; Celsiane Costa, Coordenadora da Câmara Setorial da Pesca; Clenilde Alves, Coordenadora de Apoio a Pesca Artesanal; e Anne Beatriz, Coordenadora de Capacitação e Assistência técnica Aquícola. Ricardo Gonçalves ressaltou que a ideia foi reunir as marisqueiras para tratar da embarcação que estava sendo vendida ilegalmente na OLX. "Ficou como deliberação dessa reunião que nós iremos organizar uma Associação das Marisqueiras, discutir o Estatuto e o Regimento Interno. 

A SAGRIMA, por meio das Secretarias de Pesca estadual e municipal, vai a partir de um levantamento que nossa equipe, fazer com essas marisqueiras analisar a questão de um kit para elas, a fim de que possam desenvolver suas atividades com menos trabalho", enfatizou. Lavina Lisboa considerou a reunião muito proveitosa. Ela ressaltou que desenvolver a cadeia produtiva do município é a visão da gestão: "Ficamos gratos pelo apoio da equipe da SAGRIMA, em nome da Regiane Almeida e do Ricardo Gonçalves agradecemos toda equipe pela parceria", finalizou.

Contato

Contato Whatsapp 098 97002-3555 Email: jceiltongomes@gmail.com